terça-feira, 10 de maio de 2011

O que é a caixa de Pandora?



Por que uma caixa, ou jarra, contendo todos os males da humanidade conteria também a Esperança?

Caixa de Pandora é uma expressão utilizada para designar qualquer coisa que incita a curiosidade mas que é preferível não tocar (como quando se diz que "a curiosidade matou o gato"). Tem origem no mito grego da primeira mulher, Pandora, que por ordem dos deuses abriu um recipiente (há polémica quanto à natureza deste, talvez uma panela, um jarro, um vaso...) onde se encontravam todos os males que desde então se abateram sobre a humanidade, ficando apenas aquele que destruiria a esperança no fundo do recipiente. Existem algumas semelhanças com o mito judaico-cristão de Adão e Eva em que a mulher é, também, responsável pela desgraça do gênero humano.



Pandora foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Hermes, porém, pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, destinou-a Zeus à espécie humana, como punição por terem os homens recebido de Prometeu o fogo divino. Foi enviada a Epimeteu, a quem Prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.
Ora, tinha Epimeteu em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males.

Sem a mulher, a vida do homem não é viável, e com ela, mais segura. Hesíodo descreve Pandora como um "mal belo" A que possui todos os dons e a que é o dom de todos os deuses.
A mentalidade politeísta vê Pandora como a que deu ao homem a possibilidade de se aperfeiçoar através das provas e da adversidade (o que os monoteístas chamam de males). Ela lhe dá assim a força de enfrentar estas provas com a Esperança. Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, portanto, sem adversidade o ser humano não poderia melhorar.

wikipedia

Eu tenho a minha caixa, nela , claro, estáo meus segredos e os meus dons .... umas vezes eu  a abro, mas não divido tudo, guardo o que é de mais sagrado só pra mim. "Momentos que são meus e eu não abro mão."

Bjks no tum tum

Kika

2 comentários:

  1. Kika...

    Se eu te disser que fiz um trabalho na faculdade justamente com este tema, você acreditaria? hahahah Pois fiz! Creia! E, poderia falar hora sobre o tema, que aliás amo...

    Fiz uma pesquisa muito phoda e tive uma bela nota...

    Na época dos mitos não havia o princípio de contradição rs Bem e mal se completavam... Então, a caixa que continha todos os males também trazia todos os bens... E a esperança (expectação) pode também ser um bem - que move pesquisas por exemplo... Ou um mal, quando se espera que as coisas aconteçam sem que nada façamos.... Mas, creia, há muito mais ainda...rs

    Beijocas-mitológicas ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!!!