domingo, 22 de maio de 2011

Câncer de Mama: autoexame, prevenção e cuidados



"O assunto já é batido, mas não custa reforçar: todas nós, após os 20 anos de idade, devemos fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O diagnóstico precoce aumenta em muitas vezes as chances de cura. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.  Afirmam entendidos do assunto: médicos, especialistas, estudiosos da doença."

Na verdade, ( minha modesta opinião) devemos procurar médico e ter  cuidado com nosso corpo todos os anos, e algumas mulheres de 6 em 6 meses. Porque a doença não ecolhe idade, e pode ter certeza, 3 anos é muito tempo e pode ser até tarde demais. 
Em alguns casos a evolução é diária.
Os exames são simples de fazer, não dói (falo por mim , pois vou ao médico  de seis em seis meses, faço mamografias e ultrasonografias e mesmo assim algo apareceu). Um leve incômodo não é uma justificativa de sair fora, de desistir de ir ao médico. Se percebeu algo, corra.
Só por precaução, também corra. 

Se cuidar é preciso!


Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.
No entanto, o auto-exame é a maneira mais simples e prática de se manter prevenida. Aqui vão algumas instruções para marinheiras de primeira viagem:
-Deitada de costas, a sua mão direita deve apalpar a mama esquerda, e vice-versa;
-Com movimentos circulares e suaves, vá apertando levemente a mama com a ponta dos dedos;
-Aperte os mamilos para observar a saída de secreção;
- Em frente ao espelho, olhe suas mamas, procurando alterações nos mamilos ou pregas na pele, assim como covinhas.

Mitos x Verdades
Desodorante antiperspirante causa câncer de mama?
MITO ― Produtos presentes em alguns desodorantes podem provocar o entupimento de folículos nas axilas, causando pequenas inflamações totalmente benignas. Aí algumas pessoas confundem essas lesões com os nódulos do tumor de mama. Mas são duas coisas distintas.

Homem também pode ter tumores de mama?
VERDADE ― Embora nem todo mundo saiba, há uma relação de um caso de câncer de mama masculino para 100 femininos. Porém, os homens não precisam passar por exames de rastreamento anuais, como as mulheres. Basta que tenham consciência da existência do problema e que procurem um especialista ao notar qualquer alteração. Quem tem casos da doença em familiares do sexo masculino deve ficar mais atento.

Próteses de silicone favorecem o aparecimento da doença?
MITO ― Esses implantes não aumentam o risco de uma mulher desenvolver o mal. O que acontece é que, em até 20% dos casos, essas próteses e as cicatrizes decorrentes de sua colocação cirúrgica podem interferir na análise dos exames de imagem, confundindo o médico no diagnóstico.

Sutiã apertado causa câncer?
MITO ― Essa peça pode ser usada sem medo. Com arame, enchimento... Nada disso favorece o aparecimento de tumores de mama. Nem mesmo traumas na glândula são capazes de provocar a doença.

O auto-exame é suficiente para detectar o problema?
MITO ― Os exames de imagem flagram alterações que ainda não são palpáveis, antes de se transformarem em nódulos perceptíveis durante o auto-exame. E, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores os prognósticos de tratamento e de sobrevida da paciente.

Algumas pessoas (infelizes) dizem: se conselho  fosse bom era vendido. 
Não concordo, é claro. Deixo aqui o meu conselho a todas as meninas , mães, mulheres e namorados, maridos, irmãos, pais familiares ... Procurar se cuidar é a melhor forma de ter uma vida mais tranquila e sem sustos. é uma forma de não correr tarde demais. Claro existem as fatalidades, mas, não estou falando neste post de fatalidades... E quem não deseja ter uma vida longa? 
Eu quero viver para sempre!!!!!


EU ME AMO! EU ME CUIDO! 

Bjks no tum tum 

KikaChrys

Fontes: Experiência , e Oncomedica

Um comentário:

  1. Oi Kika...

    E tudo aqui de fato está muito mudado... e claro, melhor também... E agora com uma bela lição de cidadania... usando seu espaço para a concientização de algo tão importante...

    É isso aí kika!!! Apoiada! E te digo mais: eu tenho peito! ;)

    beijocas-conscientizadas ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!!!