segunda-feira, 23 de maio de 2011

25 de maio Dia do Sapateado!!!!



O presidente George Bush, assinou  uma lei, onde  o dia 25 de maio seria comemorado o Dia do Sapateado. Resultado de uma luta  de Nicola Daval, Carol Vaughn e Linda Christensen do "Tap America Project" (TAP).

A oficializaçao aconteceu no dia 7 de novembro de 1989, e a data escolhida foi  justamente por ser a data de nascimento de Bill "Bojangles" Robinson, ícone precursor do sapateado americano e um de seus nomes de maior expressao em todos os tempos. O dia 25 de maio virou então "Dia Nacional do Sapateado" nos Estados Unidos e imediatamente a comunidade sapateadora espalhada por todo o mundo assumiu esta data para marcar comemoraçoes anuais. 

Falando um pouco de :    

Bill "Bojangles" Robinson


Bill "Bojangles" Robinson
nascido em 25 de maio de 1878

Ainda criança Bill Robinson, recebeu o apelido “Bojangles”, mas nem mesmo ele sabia de seu significado. O apelido “Bojangles”, foi interpretado de maneiras diferentes durante a vida de Bill, por negros e brancos. Para os negros a palavra soava como algo negativo, já para os brancos, o nome “Bojangles” soava como sortudo e bem humorado.

Ele criou um estilo diferente  de sapatear, transformando uma movimentação que era feita com batidas do pé inteiro no chão para movimentos feitos mais com as pontas dos pés, arrastando, tocando tipo “shuffles” ou “taps” e uma enorme variaçoes com compassos  incríveis, que conhece o TAP sabe de que estou falando.

Ele deixou os movimentos frenéticos dos seus antecessores para dançar com uma elegância, graciosidade e brilhos jamais vistos antes.  Muitos dos passos e coreografias de Robinson incluindo a famosa “dança da escada”, são comumente utilizados ainda hoje. 

Falar do TAP  para mim é um prazer, pois é  a dança que eu mais amo e mais me identifico, e conecer o seu nascimento então .... 
Seu talento permitiu que ele transitasse entre 2 mundos: o mundo dos negros e o mundo dos brancos, porém nunca foi inteiramente aceito em nenhum deles. O que é imperdoável. Uma arte e um dom maravilhoso. 

Quem dança sabe, que não é preciso muito platéia para fazer o grande espetáculo acontecer, porque ele verdadeiramente acontece mesmo é dentro da gente, vem de momentos em que estamos vivendo, sentimentos que estão transbordando dentro de nossos corações e passamos ser o espetáculo e a platéia, sem medidas, dançando pra vida, dançando o que somos. Escuta-se uma música e:  explosão , ou  no embalo de grandes emoções, criamos a música na leveza da paz ou na força da raiva com nossos toques do sapato ao chão com os taps , staps , jumps e etc. Coisas do TAP.

Apesar dos problemas com o preconceito e tensões raciais , Bojangles se consagrou nos palcos e telas revolucionando sua arte e triunfando como uma lenda do Harlem. Participou de vários filmes com grandes nomes da dança e grandes atores. 

Falar desse Maravilhoso artista me emociona, saber de suas lutas, e que não foram fáceis, ter de transpor uma mulhara preconceituosa me aperta o coração. E hoje ter a grande certeza de que tudo que ele passou não foi em vão, me conforta, apesar do preconceito ainda ser ENORME E VERGONHOSO nesse mundo sem dono. Foi vitorioso , corajoso e fez da sua dança uma variação de compassos reais ousados, criativos e incomparáveis.

Apesar de tudo, foi aclamado por seu jeito inovador e complexo de dançar e além disso um elegante, encantador que em sua simplicidade, sempre com uma imagem charmosa, de um cavalheiro, usando cartola, bengala e tudo mais.

Aquele que é eterno não morre jamais!!! 
Emocionada ao extremo ... sorry 

A você Sr.  
Bill "Bojangles" Robinson a minha eterna admiração e incalculável gratidão. Sua arte , com toda sua generosidade é a bastante tempo dançada por uma multidão de profissionais, ou não que com toda certeza desse mundo, sente no fundo da alma as batidas de seu GRANDE coração!



bjks no tum tum

KikaChrys


 Mr. Bojangles Jane Duboc

I Knew a Man, Bojangles
And He Danced With You In Worn Out Shoes
With Silver Hair, a Regged Shirt and Baggy Pants
The Old Soft Shoe
He Jumped So High, Jumped So High
And Then He Lightly Touched Down

I Met Him in a Cell In New Orleans, I Was Down And Out
He Looked At Me to Be the Eyes Of Age
As He Spoke Right Out

He Talked Of Life, Talked Of Life
He Laughed Slipped Away Instead

Mister Bo...Jangles, Mister Bo...Jangles Dance!
Mister Bo...Jangles, Mister Bo...Jangles Dance !

Dance !


Fonte:  Eu, e peaquisas na net , blog, sites

Um comentário:

  1. Querida Vanêssa

    Parabéns...pelo dia do sapateado. Quem diria que o Bush iria ter sensibilidade para sancionar esse dia...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!!!