segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sob Pressão


O melhor uso das habilidades individuais e coletivas sob pressão
Viver sob pressão deixou de ser um privilégio elitizado
Por José Rubens D'elia


Viver sob pressão deixou de ser um privilégio elitizado. Nos dias de hoje, é um componente do cotidiano, fazendo com que o desafio seja exatamente a forma de lidar com essa situação, tirando proveito da adrenalina gerada, transformando-a no grande diferencial.

O mundo dos vencedores, tanto no esporte, como nas empresas é comandado por alguns conhecidos compulsores diários - -ter que gerar resultado- - -ganhar ou ganhar- - - ser o melhor- - -ser o primeiro- - -chegar na frente-, etc, etc.

O fato de serem velhos conhecidos de todos não significa que a maioria tenha aprendido a importante lição de saber como driblá-los, sem prejuízo do equilíbrio interno e do resultado vitorioso.

O que ainda presenciamos é uma familiaridade superficial com esses fatores e um comprometimento profundo dos resultados, tanto no individual como no coletivo.

Reverter esse quadro é a minha proposta, com a minha metodologia -Terapia Esportiva-.

Como? devem perguntar os céticos ou aqueles que só trabalham com o -conhecido-, ou seja, uma parte das habilidades do ser humano e que, na sua grande maioria, foram desenvolvidas, de forma segmentada e unilateral!

A primeira grande mudança é ativar o ser humano e o profissional integral. O trabalho psicofísico contempla corpo, mente e alma e comprova que esse todo precisa trabalhar de forma conectada e integrada, para propiciar o melhor uso das habilidades.

Quando só um lado entra em -campo-, na guerra pelo resultado ou pela produtividade, ele não dá conta da pressão, mesmo fazendo o seu melhor. E , como conseqüência, o que costuma ocorrer é que o resultado fica aquém do necessário, porque a -mobilização- externa e interna -travam- o eclodir do potencial.

Então, é necessário que o profissional reconheça seu poder total e dê permissão para que ele atue a seu favor, colaborando para o sucesso e felicidade.

Abrir essa -porta- interna e liberar a alta performance é o trabalho que deve ser feito.

E para isso, é necessário sensibilizar e fazer com que cada um perceba essa força e aprenda a usá-la, principalmente, quando ela pode fazer -a grande diferença- que é nos momentos de muita pressão e decisão.

A minha experiência em formar campeões no mundo esportivo e corporativo mostrou que -saber fazer o melhor uso de si mesmo- é a grande e possível estratégia. Ela não se esgota. Quanto mais se usa, mais tem potencial.

A metodologia não propõe milagres, receitas e não uma panacéia. É algo real, simples e viável. É potencializar os próprios recursos, saber ativá-los, treiná-los e aperfeiçoa-los, com a disciplina e persistência de um campeão e usá-los com confiança e total permissão.

Com certeza, não estamos apenas falando das habilidades técnicas, já conhecidas e utilizadas por todos. Elas são decisivas e vitais, porém sozinhas, não fazem mais do que o previsível. O diferencial está em usá-las de forma integrada com as habilidades mentais e psicológicas, que é a base do conhecimento psicofísico.

Mas, tudo isso, só funciona, se cada um escolher fazer , de forma adequada ao seu perfil, ao seu estilo de vida, conciliando prazer, sucesso e felicidade.

Colunista:
José Rubens D-Elia, que assina esta coluna, é formado em educação física, treinou equipes nacionais de ciclismo, que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Los Angeles, Seul e Barcelona. D-Elia é consultor esportivo da Equipe Olímpica de Ciclismo, preparador físico do velejador heptacampeão e ouro em Atenas Robert Scheidt há mais de seis anos. Em mais de 20 anos, atendeu mais de 500 atletas nacionais e internacionais, entre eles pilotos como Christian Fittipaldi, Mário Haberfeld e Bruno Senna. Sua metodologia, a Terapia Esportiva, foi recentemente oficializada em seu Livro Fábrica de Campeões. Atualmente, é consultor de empresas, professor e palestrante de qualidade de vida, colunista de revistas e jornal, comentarista de rádio e da TV Globo e Sportv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!