segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quando começar a dançar na ponta?

Dançar na ponta, é um objetivo importante na vida de uma bailarina clássica. Requer uma tremenda força das pernas e nos pés. Muitos professores de ballet têm exigências para iniciar o trabalho da sapatilha de ponta. Como saber quando você está pronta para usar sapatilhas d ponta ? 








As cinco dicas a seguir são os requisitos que devem ser atendidos antes de começar as aulas de ballet nas ponta:


Ter idade suficiente: 


A idade ideal para começar a trabalhar nas pontas é controversa. Muitos especialistas acreditam que um bailarino pode começar a dançar na ponta, com pelo menos 9 ou 10 anos de idade. Alguns professores não atribuem um número a todos, eles simplesmente confiam na habilidade da bailarina. No entanto, o crescimento e fortalecimento dos pés acontecem quando estão prestes a completar 11 anos de idade ou 12 anos, muitos concordam que o trabalho da ponta poderia ser introduzido nesse momento. Nunca tente dançar nas sapatilhas de pontas, sem um professor para te orientar, vai ser fácil de você se machucar.


Quantos  anos de formação? 




Você não pode começar uma carreira no ballet já nas sapatilhas de pontas. A fim de ser capaz de dançar na ponta, um bailarino deve ter tempo para atingir a forma, força e alinhamento necessário para fazer uma transição bem sucedida para o trabalho a ponta. A técnica apropriada é necessária para poder usar os pés, sem riscos de lesão.



Aulas de pontas!
A fim de manter a boa técnica e a flexibilidade necessária para o trabalho das pontas, é necessário aulas de ballet pelo menos três vezes por semana. A aula deve seguir como aula normal, talvez, prorrogar o tempo de aula por meia hora. Isso garante que todo o corpo, especialmente nos pés e tornozelos, são devidamente aquecidos.
Preparação física para dançar nas pontas!
Todas as bailarinas deverão ser avaliadas pelo seu professor de ballet para determinar se elas estão fisicamente prontas para atender as exigências do trabalho nas pontas. O professor deve verificar a posição correta do corpo e alinhamento, a afluência suficiente, força e equilíbrio, e domínio das técnicas básicas do ballet.
Maturidade Emocional para o trabalho nas pontas!
O trabalho nas pontas é trabalho duro. As aulas com as sapatilhas de pontas serão mais exigentes para o seu corpo, especialmente para os seus pés. Você está preparado para sofrer com os pés doloridos e bolhas ocasionais? Além disso, as sapatilhas de pontas são complicadas e exigem um certo nível de responsabilidade de mantê-las. Você deve aprender a maneira correta de colocá-las em seus pés e amarrá-las em seus tornozelos. Você também deve cuidar delas corretamente para mantê-las em bom estado. Além disso, você está pronta para dedicar pelo menos três horas por semana para aulas de ballet? Escolher dançar na ponta é uma decisão que deve serlevada a sério!




Como amolecer as sapatilhas ....



Já escolheu a sua sapatilha perfeita, porém quando é novinha em folha convém dar uma ajuda extra, caso contrário podem magoar os seus pés…
Quando sai da loja a sapatilha não tem o formato do seu pé, isso é algo que vai ganhando forma com o uso. Contudo, há alguns truques que pode fazer para ajudar a passar esta fase. Nunca use as mãos, nunca porque pode estragar tudo amolecendo partes que não são boas para o seu pé e para a sua postura. Só se for mesmo muito dura e mesmo assim deve evitar-se.
Se o fizer, então o mais correcto é:
1. Curve a sapatilha como se fosse encostar a parte do calcanhar à ponta.
2. Pode forçar a meia-ponta fazendo este movimento com as mãos.
Mas é nos pés que tudo acontece. Comece na barra em primeira posição e faça eleves lentamente passando muito bem pela meia ponta até chegar à ponta. Equilibre o peso do corpo, endireite-se e fala força na barriga para não pesar tanto nos pés. Outro exercício é colocar o peso do corpo todo em uma só ponta.






Não esquecendo de afirmar, que a força de vontade da bailarina e o esforço feito, é que  dá a maior segurança na hora de subir  nas pontas e  deslizar no salão ... 


Bjks 


Fonte:   Estúdio do corpo
              Aulas Kikachrys, hahaha
              
             

2 comentários:

  1. Boas dicas. E bem lembrado: trabalho com pontas tem que ser levado a sério. MUITO A SÉRIO! Eu, se fosse bailarina, preferiria parecer uma doida dançando contemporâneo do que fazer pontas. ISSO DÓI! Dançarino já se ferra todo dançando horas a fio, eu que não iria aumentar o meu sofrimento. :P

    ResponderExcluir
  2. LEgal, boas dicas...

    O seu blog, sempre lindo e atraente!!!

    Parábens Kika!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!!!