quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A difícil arte de Educar um filho!

A Responsabilidade de uma mãe e de um pai são enormes, importantes, na educação de seus filhos.
A mãe, talvez por passar por transformações durante a gestação,tem aquele lado afetivo amoroso muito alforado, e muitas vezes uma manteiga derretida.
O pai, uma autoridade, lutando pelo filho pra se tornar um campeão no futuro e ser exemplo pra outras crianças.
."Não é a criança que precisa dos nove meses para se desenvolver e chegar ao mundo. A natureza é tão especial que nos dá esse tempo para que possamos nos preparar melhor para esses nascimentos"
E, porque junto com  a criança, nasce também o pai,  pra uma vida nova, com responsabilidades e sentimentos diferentes. Um amor incondicional ....

O que fazer quando a criança é mal criada?


Bom penso que primeiro precisamos perceber se a criança tá fazendo birra, ou se é mesmo má-criação.
Birra é uma manifestação de cansaço, teimosia, desagrado, que chega acompanhada normalmente de choro e grito.
A má-criação é quando a birra entra no campo da falta de educação e de respeito com os pais ou mesmo com outros adultos.
Se passarmos a achar graça em atitudes desse tipo, cada vez mais ficará difícil a educação... fica quase impossível de contornar.
Birra é coisa de criança, mas criança malcriada deve a culpa e a responsabilidade aos adultos!
Amor a um filho, é educar bem, ensinar a criança a ser gentil, respeitar as pessoas, conversar direito .
As vezes a palmada é o único meio, de contornar determinada situação. Já que com a conversa, o pedido do pai ou da mãe não foi respeitado.
Geralmente a criança é observadora, e aprende mais facilmente o que não deve. Devemos ter um certo cuidado a coisas que dizemos, aos tons de voz que usamos, para que ela não repita nossos atos.
Na escola, ela aprende novidades maravilhosas, mas, tem sempre  uma outra criança com hábitos diferente, que passam a ser influências  ruins. Nós, pais precisamos ter o controle em nossas mão, e com amor e muita calma, vamos aos poucos moldando essa preciosidade que Deus nos  entrega , para fazer dela, um ser humano, feliz, saudável e amado. A criança precisa de ter uma rotina diária, tarefas, responsabilidades...para que ela possa  ter o sentimento de estar cooperando com a rotina da casa, da família! Ela começa a ter a noção de valores e acaba sentindo-se bem, e importante com pequenas coisas que podem fazer no dia-a-dia, ajudando os pais. Isso ajuda a estimular a confiança nelas mesmas.
Passaria o dia aqui dizendo sobre isso, mas muita coisa eu ainda não sei. Até hoje peco e percebo que errei, que cedi em um determinado momento que deveria ter dado uma punição.

“A educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida.”

Essa é nossa missão!!! Amar, ....

3 comentários:

  1. Oi Vân!

    Educar é algo extremamente difícil porque temos que lidar com nossos próprios limites, como paciência, perseverança, culpa e remorso! Quantas vezes coloquei meus meninos de castigo, e, mesmo sabendo que eu estava sendo absolutamente correta, ficava mal e me achava uma bruxa! Se não fosse uma vozinha falando na minha orelha (minha consciência) de que aquilo era educar, meus moleques seríam mini-marginais!

    hahahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, parabèns, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Marcos R.

    ResponderExcluir
  3. A educação é a condição básica para o convívio social. Educar implica o uso de autoridade para estabelecer limites; dar ordens e proibir o indispensável que possibilite à criança controlar sua impulsividade: toda criança nasce egoísta; ela passa a respeitar o outro através da educação, disciplina, mas, principalmente, pelo exemplo dos pais. O mais importante neste tipo de relacionamento é uma resolução conjunta; buscar juntos e criar soluções conciliatórias para que todos sejam bem atendidos (onde as minhas necessidades são tão importantes quanto as suas). O maior papel dos pais consiste em apoiar, compreender e dialogar sempre com seus filhos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!!!