quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Século XXI traz novidade para o mundo da DANÇA

A dança não é mais a mesma de tempos atrás. Ela sofre mutações a cada década que passa. Ritmos diferentes se fundem e surgem novos estilos.

A história da dança representa uma mudança de significação e sentido dos propósitos artísticos através do tempo.

A mistura de várias culturas de países diferentes fez com que a dança fosse se modernizando de acordo com a nossa evolução. Com o Ballet Clássico , as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna,começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. Um só estilo acabava sendo massante . Passar um tempo assistindo peças de Ballet de repertório, o que era sempre a mesma coisa, só se alteravam bailarinos e coreógrafos. A evolução era precisa. A dança contemporânea surgiu como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais. As pessoas passaram a dançar o que sentiam e usar objetos fazendo dessa arte um maravilhoso e interessante espetáculo. A mistura do circo, de movimento acrobáticos , de esportes radicais. A dança se propagou e hoje ela faz parte da vida de milhões de pessoas. Cada uma com seu estilo e forma de se movimentar.
É preciso uma tecnica estraordinária e um preparo absurdo para desenvolver as grandes obras com classe.
Me identifico com o que sinto. Danço a música que ouço. E consigo passar para meus alunos e platéia o que quero dizer em cada coreografia.

DANÇA É LIBERDADE. É a liberdade do corpo e da alma em cada movimento ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!